Touca Júlia






Touca de bebé

Usei fio  Bebe da Casa Justo Brancal

Tamanho 6 a 9 meses

50 gr de fio e agulha 3.5 mm e 4 mm

Pontos empregues: Meia, M, liga L, Canelado M1/L1

Receita

Montar 65 m, com agulha nº 3.5 mm, tricotar em canelado M1/L1 durante 5 carreiras. Na 6ª carreira mudar para agulha nº 4 mm e tricotar em meia.
Na carreira seguinte (direito) Padrão:
1ª carreira: Meia
2ª carreira: L1,*Laçada, L3, passar a 1ª malha sobre a 2ª e 3ª malhas, repetir * até à última malha, L1.
3ª carreira: Meia
4ª carreira: *L3, passar a 1ª malha sobre a 2ª e 3ª malhas, Laçada, repetir * até ás últimas 2 malhas, L2
5ª carreira: Meia
6ª carreira: L1,*Laçada, L3, passar a 1ª malha sobre a 2ª e 3ª malhas, repetir * até à última malha, L1.
7ª carreira: Meia
8ª carreira: Meia

Fazer num total 3 vezes o padrão anterior.
Depois tricotar em meia do direito e liga no avesso até se ter 12 cm de altura total. Na última carreira diminuir 1 malha=64 malhas.

Coroa da touca:
1ª carreira: M2,* deslizar 1 malha em meia sem tricotar, tricotar a segunda malha, passar a malha deslizada sem tricotar por de cima da segunda, M11, 2 malhas juntas em meia, repetir * mais 3 x, M2 =56 malhas
2ª carreira e pares: Liga
3ª carreria: M2,* deslizar 1 malha em meia sem tricotar, tricotar a segunda malha, passar a malha deslizada sem tricotar por de cima da segunda, M9, 2 malhas juntas em meia, repetir * mais 3 x, M2 =48 malhas
5ª carreira: M2,* deslizar 1 malha em meia sem tricotar, tricotar a segunda malha, passar a malha deslizada sem tricotar por de cima da segunda, M7, 2 malhas juntas em meia, repetir * mais 3 x, M2 =40 malhas
7ª carreira:  M2,* deslizar 1 malha em meia sem tricotar, tricotar a segunda malha, passar a malha deslizada sem tricotar por de cima da segunda, M5, 2 malhas juntas em meia, repetir * mais 3 x, M2 =32 malhas
9ª carreira:  M2,* deslizar 1 malha em meia sem tricotar, tricotar a segunda malha, passar a malha deslizada sem tricotar por de cima da segunda, M3, 2 malhas juntas em meia, repetir * mais 3 x, M2 =24 malhas
11ª carreira: *2 malhas juntas em meia, repetir * até ao final =12 malhas
12ª carreira: *2 malhas juntas em liga, repetir * até ao final =6 malhas

Cortar o fio e colocar uma agulha de tapeçaria, passar o fio por dentro das malhas e coser a coroa, com ponto invisíveis.
Fazer uma fio de 20 cm com a máquina tricotin da Prym. Coser o fio na parte de baixo da touca.


Comentários