Fofo com pés da Benedita




A minha sobrinha Benedita nasceu dia 7 de Novembro, um coisa linda, claro que tinha de levar uma prenda da tia... Um fofo com pés para estar sempre quentinha, fiz para o tamanho de nascimento. Usei 2 novelos (ainda sobrou) do fio PomPom da Brancal, cor nº 16.

A receita:
Tamanhos: Nascimento, 3 meses
Material: 100 gr/150 gr, 2 botões, agulha nº 3 mm

Pontos empregues: 
Ponto mousse: Liga
Ponto canelado: *M1,L1*

Frente: Começar pela perna esquerda. Montar 7 malhas, tricotar em ponto mousse. Na 3ª carreira, aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 3 (4) x todas as 2 carreiras. =13 (15) malhas. Tricotar até 6 (7) cm de altura total depois tricotar 3 carreiras em canelado 1/1. Continuar em ponto mousse e aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 8 (9) x todas as 6 carreiras à esquerda; aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 5 x todas as 10 carreiras à direita. = 26 (29) malhas. Tricotar até 13 cm desde a última carreira em canelado 1/1 e colocar em espera. Perna direita: Montar 7 malhas, tricotar em ponto mousse. Na 3ª carreira, aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 3 (4) x todas as 2 carreiras. =13 (15) malhas. Tricotar até 6 (7) cm de altura total depois tricotar 3 carreiras em canelado 1/1. Continuar em ponto mousse e aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 8 (9) x todas as 6 carreiras à direita; aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 5 x todas as 10 carreiras à esquerda. = 26 (29) malhas. Tricotar até 13 cm desde a última carreira em canelado 1/1, na próxima carreira do direito juntar as duas pernas 52 (58) malhas e tricotar até 16 (18) cm depois da entreperna. Tricotar 3 carreiras em canelado 1/1 e depois voltar ao ponto mousse até 19 (21.5) cm de altura desde a entreperna. 
Formar a cava e rematar de cada lado, 1x3 m, 1x2 m, 2(3)x 1 m.=38(42) malhas. A 23 (26) cm  de altura desde a entreperna, formar o decote e rematar as 14 (16) malhas centrais e continuar um lado de cada vez, rematando do lado do decote 2x 1 m todas as 2 carreiras. Até que a alça meça 2 (3) cm desde o decote, fazer 1 casa de botão, tricotando 4 (5) malhas, 1 laçada, 2mj, 4 malhas. tricotar 1 carreiras e depois fazer 2 mj no início e final da carreira, todas as 2 carreiras. Rematar as 6 (7) malhas restantes. Ir buscar as malhas da 2ª alça e fazer da mesma maneira.

Trás: Começar pela perna esquerda. Montar 7 malhas, tricotar em ponto mousse. Na 3ª carreira, aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 3 (4) x todas as 2 carreiras. =13 (15) malhas. Tricotar até 5 (6) cm de altura total. 
Formar o calcanhar, Tricotar 12 (14) m, virar, deixando em espera 1 malha. 
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 11(13) m, virar.
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 10(12) m, virar.
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 9(11) m, virar.
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 8(10) m, virar.
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 7(9) m, virar.
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 6(8) m, virar.
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 5(7) m, virar.
Na próxima carreira, deslizar 1 malha, tricotar 4(6) m, virar.
Nas carreiras seguintes ir tricotar todas as malhas em espera, tricotar 3 carreiras em mousse e 3 carreiras em canelado 1/1. Continuar em ponto mousse e aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 8 (9) x todas as 6 carreiras à direita; aumentar 1  malha, a 1 malha da orla de cada lado da carreira, num total 5 x todas as 10 carreiras à esquerda. = 26 (29) malhas. Tricotar até 13 cm desde a última carreira em canelado 1/1, na próxima carreira do direito juntar as duas pernas 52 (58) malhas e tricotar até 16 (18) cm depois da entreperna. Tricotar 3 carreiras em canelado 1/1 e depois voltar ao ponto mousse até 19 (21.5) cm de altura desde a entreperna. 
Formar a cava e rematar de cada lado, 1x3 m, 1x2 m, 2(3)x 1 m.=38(42) malhas. A 24 (27) cm  de altura desde a entreperna, formar o decote e rematar as 14 (16) malhas centrais e continuar um lado de cada vez, rematando do lado do decote 2x 1 m todas as 2 carreiras. Até que a alça meça 3 (4) cm desde o decote, tricotar 1 carreiras e depois fazer 2 mj no início e final da carreira, todas as 2 carreiras. Rematar as 6 (7) malhas restantes. Ir buscar as malhas da 2ª alça e fazer da mesma maneira.

Montagem:
Coser as costuras laterais, as entrepernas, os pés. Coser os botões nas alças da parte de trás.






Comentários

  1. gostei muito mas quando se dá uma receita é mais facil por tb o esquema e anexar os cm ás carr,
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ainda bem que gostou, mas as minhas receitas são escritas, outra coisa é que o meu blog tem como objectivo divulgar aquilo que gosto, sem nenhuma vantagem para mim. Foi a minha mãe que me ensinou a tricotar quando era criança e aprendi novamente agora, não tenho conhecimentos em fazer esquemas, nem fazer algum tipo de dimensionamento. Se procura receitas que já foram testadas e tem esse tipo de informação (esquema e os cm) recorra a outros tipos de locais. Mais uma vez muito obrigado.

      Eliminar
    2. Bom dia Maria, amei seu tricô, minha mãe também me ensinou com receita escrita, eu amo!!!! Tenho uma encomenda de saída maternidade que a moça viu no Elo 7 do time do galo, mas é a máquina e eu só faco a mão. Tem como você me dar uma ajuda?? Só que esse e-mail é da minha irmã Guiomar, o meu é jfhirakawa@globo.com, rs eu não consegui tirar o da minha irmã, você pode também enviar no meu face Janete Costa Hirakawa através do messenger. Ficarei imensamene feliz, essa receita já guardei com carinho. bjs e obrigada

      Eliminar
    3. Obrigado pela visita ainda bem, que gostou eu só sei fazer assim tricô, eu digo que é à engenheira.

      Eliminar
  2. Obrigada quwrida você é maravilhosa o mundo precisa de mais pessoas como você.
    Não fique triste nunca vamos a gradar a todos, Jesus não agradou.
    Pessoas mal agradecidas sempre vão existir e esta é só mais uma.
    Grande beijo amiga!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo trabalho! Pode tirar me uma dúvida? Quando diz uma carreira quer dizer um cordão de tricot (ida e volta)? Grata pela atenção

    ResponderEliminar
  4. Adotei .
    Só que queria saber o significado das palavras malha, canelada obrigada beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário