Fofo Vintage dos anos 60






Adoro fazer coisas de bebé, apesar ter ter dois filhos e nunca fiz nada para eles quando eram bebés.
Esta receita é muito antiga é dos anos 60, nessa altura os cachopos eram muito rechonchudos... Pois acho que dá para 2/3 anos. Fiz com fio Bébé da Brancal cor nº 36, usei 1 novelo e meio. Se a tradução estiver muito confusa é melhor verem  a receita em francês foi retirado de um site fantástico.

Receita:
Material agulha 2.5 mm, 2 botões, molas de pressão
Pontos empregues:
Ponto Mousse: Liga (direito e reverso)
Ponto Jersey: Meia (direito), Liga (reverso)
Ponto canelado:
1ª carreira:*M1,L1*, repetir até ao final.
2ª carreira: *L1,M1*, repetir até ao final.
Nota: L1 é 1 malha em Liga.

Ponto fantasia:
1ª carreira: Meia
2ª carreira e todas as todas as carreiras pares: Liga
3ª carreira: *M8, 2MJ, 1 Laçada*, repetir * a* até ao final
5ª carreira: Meia
7ª carreira: Meia
9ª carreira: M3, *2MJ, 1 Laçada, M8*, repetir * a* até ao final
11ª carreira: Meia
13ª carreira: 1ª carreira
Nota: M3 é iguais 3 malhas em meia. 2Mj é 2 malhas juntas em meia. 

 Frente:
 Montar 20 m, com agulha nº 2.5 mm tricotar 4 carreiras em canelado M1/L1, depois continuar em ponto fantasia, aumentando no início e final de cada 2 carreiras: 8X6 malhas. Ficando com 116 malhas, continuar a direito e no ponto fantasia. A 23 cm (desde o inicio no meio do trabalho), tricotar em canelado M1/L1, fazendo na primeira carreira do canelado, 46 diminuições repartidas [22 X (1m,2 dim), 1m, 2 dim, 1 m]. Fazendo 2.5 cm em canelado M1/L1.
1 dim é tricotar duas malhas juntas
 2 dim é tricotar duas malhas juntas e de seguida outras duas malhas juntas
 Depois mudar para ponto jersey para o peitilho, repartindo 4 aumentos repartidos na 1ª carreira =74 malhas. A 4 cm de altura, no reverso, tricotar as 2 malhas centrais em meia, depois na carreira seguinte do reverso 4 malhas centrais em meia e na seguinte do reverso 6 malhas em meia e por último na carreira seguinte 8 malhas em meia.
Mas entretanto a 4.5 cm de altura rematar 2 malhas iniciais e continuar com 4 malhas em liga, na carreira do reverso fazer a mesma coisa, rematar 2 malhas e continuar com 4 malhas em meia (para ficar no direito em Liga). Continuando a tricotar dessa maneira. Na carreira seguinte a ter-se 8 malhas em meia no reverso, separar o trabalho em 2, 4 malhas para cada lado. Então começar a fazer uma diminuição (passar 1ª malha em meia, tricotar a 2ª malha em meia e passar a 1ª malha sobre a 2ª malha) nas 2 malhas a seguir as malhas em mousse e 1 diminuição (tricotar 2 malhas juntas em meia) últimas duas malhas em meia antes das malhas em mousse. As diminuições são efectuadas todas as 2 carreiras (no direito). Fazer as diminuições até ficar só com as 8 malhas em mousse.
 [Aqui tive um problema pois de um lado tinha 4 malhas em liga e 4 malhas em meia na mesma carreira, fiz uma carreira em liga para ficar o mesmo ponto na mesma carreira]
Fazer as alças durante 1 cm (na 10ª carreira fazer uma casa de botão (2Lj, Laçada) nas malhas centrais. Para o efeito redondo do final da alça rematar 1 malha de cada lado na 12ª carreira e na 14ª carreira e rematar do reverso.
Apanhar as malhas em espera, juntar fio novo e tricotar da mesma maneira da outra parte do peitilho.

Trás : igual a parta de frente sem casas de botão nas alças.

Montagem:
Fazer as costuras laterais. Com agulha nº 2.5 mm levantar 76 malhas em cada na perna e tricotar 5 carreiras em canelado e rematar. Coser na entreperna molas de pressão. Coser 2 botões nas alças de trás.

Em Doc

Comentários