Casaco Mariana


Na sequência das camisolas do posts anterior, agora um casaco, com as mangas a 3/4. O Fio é o mesmo das camisolas, Brancal duas meadas de 120 gr, mas sobrou cerca de metade, para agulhas nº 4, na cor vermelha e 5 botões. Esta receita encontrei na Internet o link original e como a receita estava em francês, fiz a tradução que vai ser colocada em seguida. Algumas considerações apesar de ser muito fácil e rápida a executar, a zona da do decote fica desproporcional, só vi depois de finalizar a peça. E penso que em vez dos 8 aumentos deferiam ser feitos 16 aumentos. Quando fizer outra peça faço a alteração. Outra coisa é as malhas para a mangas podem ser aumentadas ou diminuídas conforme quisermos.

Receita:

Ponto jarreta
Agulha nº 4 mm
Tamanho 6/8 anos

Explicações:
Tricota-se de uma só vez.
Monta 82 malhas e tricota-se ponto jarreta até 84 carreiras. Depois montar 30 malhas de cada lado ficando com 142 malhas, tricota-se 56 carreiras. Para o decote tricotar 56 malhas, rematar 30 malhas centrais e tricotar 56 malhas.
Continuar agora, de um lado de cada vez, as 56 malhas da esquerda. Tricotar ponto jarreta 10 carreiras e começar os aumentos do decote em V da frente a 4 malhas da orla. Aumento a cada duas carreiras, 8 X 1 m (alteração 16 X1 m) , o aumento é sempre efectuado pelo direito. Continuar até 30 (alteração para 14) carreiras. Rematar as 30 malhas do lado da manga e continuar até 84 carreiras. Rematar todas as malhas.
Pegar nas 56 malhas que estavam em espera da parte direita e tricotar da mesma maneira que a esquerda. Mas para casa do botão, depois da 4ª carreira do fim do decote em V, a 2 malhas da orla, tricota-se duas malhas juntas e uma laçada.
Montagem:
Coser os entre braços e coser o botão.   

Comentários